FUTSocial: cidadania e inclusão social através do esporte no município de Governador Mangabeira




Criado em 2014 por um grupo de pessoas amantes do esporte, o FUTSocial desenvolve diversas atividades voltadas para a inclusão social e a cidadania de adolescentes e jovens no município de Governador Mangabeira, através do esporte. Uma relevante inciativa no contexto das organizações não governamentais, demonstrando a máxima que: “esporte é vida”.  Para explicar os objetivos, as finalidades e a forma de funcionamento do FUTSocial, um dos seus fundadores, o senhor 
Sergio Ricardo Rodrigues de Santana (Serginho), concedeu uma entrevista ao blog do professor Borges.

Blog do professor Borges (BPB) - Quais os motivos que contribuíram para a fundação do FUTSocial?

Sérgio Santana (Serginho) - A necessidade de ações que favorecessem o esporte amador local, dando maior visibilidade a modalidades que enfrentavam, e ainda enfrentam, dificuldades ao acesso a politicas públicas.

BPB - Quais são os principais objetivos do FUTSocial?

Serginho - Nossa maior preocupação é a forma como o esporte é produzido. Logo, dentro das nossas possibilidades, defendemos a boa gestão esportiva. São ações apresentadas em diversos projetos, direcionados, que, ao final, fazem parte de um planejamento evolutivo para a produção de um esporte que transforme vidas.

BPB - Quem pode participar das atividade do FUTSocial?

Serginho - O Público é diverso e varia de projeto para projeto.

PROJETO ESPORTE E CIDADANIA, é direcionado a crianças de 08 a 14 anos, devidamente matriculados na rede de Ensino. Consiste em atividades de futebol, com direcionamento recreativo, e presença marcante de jogos e brincadeiras, fortalecendo os valores que o esporte oferece para a formação do cidadão.

GESTÃO ESPORTIVA, é formado por professores, instrutores, estudantes de Educação Física e áreas afins. Neste caso, estamos trabalhando com várias capacitações. Exemplificando, em Janeiro, realizamos a Jornada Pedagógica Esportiva, uma capacitação com uma temáticas voltada a iniciação esportiva, tratando desde PRIMEIROS SOCORROS a ASSÉDIO INFANTIL, além de oficinas de Futebol 7 com Dilma Mendes, treinadora da Seleção Brasileira Feminina de Futebol7.

BPB - Como são custeadas as atividades realizadas pelo FUTSocial?

Serginho - Buscamos parcerias. E, sem sombra de dúvidas, é uma grande felicidade encontramos amigos e empresas que colaboram com nossas ações. Ainda que grande parte dos investimentos fiquem por conta dos idealizadores.

BPB - Quais as principais atividades realizadas pelo FUTSocial ao longo de sua existência?

Serginho - Projetos de Iniciação Esportiva;

Fóruns Esportivos, inclusive, em 2019, na Arena Fonte Nova, em Salvador, tratando exclusivamente do Futebol Feminino;

Premiações para os Destaques Esportivos do município;

Concurso de Redação com alunos do Ensino Médio e Fundamental II, temática esportiva;

Organização de Eventos de Vôlei, Futsal, Baleado, Campeonatos, Equipes de Futebol de Base, Futebol Feminino.

BPB - Recentemente o FUTSocial criou um espaço para realização de suas atividades. Como foi criado esse espaço? Quais os objetivos desse espaço? E como funcionam as atividades nesse espaço?

Serginho - A construção do Centro Esportivo José Souza de Santana, que fica em Queimadas, foi um sonho antigo e que passou a ser executado a partir da reestruturação necessária no período pós pandêmico. Hoje, funciona a nossa sede, com um Campo de Futebol 7 de primeira linha, sanitário, Laboratório de Informática e Sala da Diretoria, vale destacar o quiosque que utilizamos para a realização de eventos formativos.

BPB - Quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelos FUTSocial na atualidade?

Serginho - Nossas dores são as mesmas da maioria dos projetos sociais: recursos financeiros.

Precisamos estabelecer parcerias que deem sustentação ao projeto carro-chefe, que abraça mais de 100 crianças da comunidade de Queimadas e circunvizinhanças, o Projeto Esporte e Cidadania.

BPB - O que motiva o FUTSocial continuar realizando suas atividades?

Serginho - Gostar de esporte com certeza é uma ótima razão, contudo, é preciso mais do que o gostar, é necessário ter consciência da real importância do esporte na formação do cidadão, ter conhecimento dos valores que o esporte apresenta, potencializar cada item; promover ações transversais, onde se destaquem a saúde e qualidade de vida, a educação, os benefícios sociais... Precisamos de uma gestão que saia do século passado, não-proibitiva, e que seja inclusiva.

BPB - Quais os avanços alcançados pelo FUTSocial?

Serginho- Crescimento da participação feminina na prática esportiva e na organização de eventos. A mulher sendo protagonista no universo esportivo;

Grande visibilidade das campanhas socioeducativas; Combate ao Consumo de Drogas, Feminicidio, Contra a Violencia Infantil, e outras;

Maior participação de crianças e adolescentes nos projetos;

Crescimento da participação popular em eventos esportivos;

Crescimento pessoal e profissional da comunidade esportiva, através de capacitações; palestras, oficinas, fóruns;

Valorização de modalidades esquecidas (além do futebol) e elevação do autoestima destes desportistas com premiações de reconhecimento (Troféu FUTSocial – Aos destaques esportivos da temporada)

BPB - Qual mensagem você deixaria para os adolescentes e jovens mangabeirenses que desejam praticar algum tipo de esporte?

Serginho - Busquem identificar qual é a modalidade que vocês mais gostam, identifiquem também aquela que mais se enquadra ao perfil de vocês. Despertem o prazer em praticar várias modalidades... deliciem-se com a prática esportiva e vivam intensamente todos os valores que o esporte tem a oferecer-lhes, tenho a certeza que lhes acompanharão pelo resto de suas vidas.

Sergio Ricardo Rodrigues de Santana (Serginho) - Pai de Beatriz, filho de José Santana e Prof.ª Maria Luiza, irmãos, Luiz Alberto, Cláudio, Irineia e Luciano. Mangabeirense, morador da localidade de Queimadas. Trabalha no Banco do Brasil desde 2005. No esporte, presidente do Instituto FUTSocial e do Nacional Futebol Clube.

“Parabenizamos a Sérgio Santana (Serginho), pelo trabalho desenvolvido a frente do FUTSocial, bem como a todas as pessoas que contribuem para existência dessa significativa organização não governamental em nosso munícipio, demonstrando a importância do esporte para o desenvolvimento da cidadania, oferecendo aos adolescentes e jovens oportunidade para o lazer e o desenvolvimentos de habilidades e competências inerentes ao esporte. Parabéns. Sucesso”, salientou o professor Borges.

Imagens – cedidas pelo senhor Sérgio Santana (Serginho).

Postar um comentário

1 Comentários

Parabéns ao professor Borges e SÉrgio Ricardo pela brilhante entrevista 👏👏é sempre bim poder contar um pouco da história desse lindo projeto do Instituto FutSocial