Série Continente Africano: país - CAMARÕES

Os Camarões situam-se no ocidente da África central, que se estende desde o lago Chade, a norte, até à baía de Biafra (parte do golfo da Guiné), a sul. Possui uma extensão territorial: 475.442 km². Como idiomas se destacam o francês e inglês(oficiais)e as línguas regionais: fang, balimequê, duala.Possui uma população de 19.521.645 habitantes, sendo que na divisão religiosa a composição é a seguinte: Cristianismo 54,2% (católicos 26,5%, protestantes 20,7%, outros 7%), crenças tradicionais 23,7%, Islamismo 21,2%.
Os portugueses chegaram à costa dos Camarões no século XV. No início, os europeus estavam sobretudo interessados em comerciar, o que faziam na zona costeira, e adquirir escravos. No dia 5 de Julho de 1884 a totalidade do território camaronês e alguns territórios vizinhos tornaram-se a colónia alemã de Kamerun, com a capital situada primeiramente em Buea e depois em Yaoundé. Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Reino Unido e a França dividiram esta colônia.
Os Camarões franceses alcançaram a independência em 1960 sob a denominação de República dos Camarões, no território conhecido como Camarões do Norte e Camarões do Sul. No ano seguinte, a maioria muçulmana do norte, que dominava dois terços dos Camarões britânicos, votou pela adesão à Nigéria, enquanto que no sul a maioria cristã, votou de forma que o outro terço dos Camarões britânicos aderisse à República dos Camarões, formando a República Federal dos Camarões. Permanece no entanto em aberto o conflito da Ambazónia (Camarões do Sul.
A economia de Camarões tem como base a agricultura, pecuária, produção de petróleo e as principais indústrias são de bebidas, alimentícia e de extração de petróleo.
O povo camaronês,é um povo que se dedica à pesca, decora suas embarcações com motivos simbólicos, possivelmente relacionados com a fecundidade na pesca.
A sua cultura se traduz na arte de viver, nas tradições, no folclore e no artesanato de suas populações. Assim, o Cameroun representa uma África em miniatura e se apresenta como um ponto de cruzamento dos povos e de civilizações, uma extraordinária multiplicidade de população, trazendo cada uma delas as suas tradições, a sua arte a sua música.
Fontes: brasilescola.com / wikipedia.org / portalsaofrancisco.com.br

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
ei coloque algumas comidas tipicas