A partir de março professores alfabetizadores da rede pública de ensino
receberão a formação de orientadores de estudos para melhor prepararem as aulas
das crianças de 1º a 3º anos do ensino fundamental. A ação é parte do Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Os orientadores receberam ou
ainda receberão até o início de março aulas de capacitação ministradas em 40
universidades públicas brasileiras. Para ajudar na formação e nas aulas, um
material especial foi desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE) com colaboração de 11 instituições de ensino superior.
"O material trata da alfabetização de forma que ela se complete em três anos.
Não é só uma alfabetização que a criança aprenda a ler palavras. Tem que
produzir textos e ler com autonomia", explica a coordenadora adjunta do programa
na UFPE, Ana Cláudia Pessoa. Segundo ela, o material não propõe um método a ser
seguido em sala de aula, mas uma reflexão a ser feita sobre a função social de
ler e escrever.
Um dos textos do material de formação dos professores é sobre a apropriação
do sistema de escrita alfabética pelas crianças. Os autores indagam no título:
que caminhos percorrer? E logo respondem: "Para que o processo de alfabetização
das crianças contribua com o fortalecimento das identidades coletivas e diversos
saberes dos povos do campo é preciso que o mesmo se dê de forma estreitamente
articulada com as comunidades ali existentes, ampliando e valorizando os
conhecimentos e vínculos das crianças com a realidade em que vivem".
Ao todo são oito cadernos para formação dos professores e mais oito unidades
voltadas para cada um dos três anos do ciclo de alfabetização. A formação também
inclui conteúdos voltados para a educação multisseriada, muito presente nas
escolas rurais, onde na mesma sala existem alunos de diferentes níveis. Fonte: Agência Brasil
0 Comentários