Com Torneio de DominĂ³, CEPES comemora o dia dos Estudantes






AtravĂ©s da coordenaĂ§Ă£o da professora de EducaĂ§Ă£o FĂ­sica – PatrĂ­cia Keiko, o ColĂ©gio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES, realizou ontem (10/08/2018) um Torneio de DominĂ³ em comemoraĂ§Ă£o ao dia do estudante. A  atividade, tambĂ©m faz parte do conjunto de ações em comemoraĂ§Ă£o aos 40 anos de fundaĂ§Ă£o do CEPES. 

Segundo Keiko, ao todo se inscreveram 86 duplas, sendo 58 do turno matutino e 28 do vespertino, sendo que dessa quantidade 13 foram femininas. No final dos confrontos, saĂ­ram como campeĂ£ e vice as seguintes duplas:

Matutino: 1º lugar - Tiago e Maicon (3º AM) / 2º lugar – Ramon (3º DM) e Bernardo (2º CM)
Vespertino: 1º lugar – Ivanildo e Bruno (1º BV) / 2º lugar – Davi e Paulo (1º AV).

ImportĂ¢ncia pedagĂ³gica do Jogo
Para a professora de matemĂ¡tica do CEPES – Daniela Rocha (graduada pela UEFS e mestra em Ensino, Filosofia e HistĂ³ria das CiĂªncias pela UFBA), “o   jogo de dominĂ³ Ă© um instrumento que promove o desenvolvimento do raciocĂ­nio lĂ³gico, envolve as operações bĂ¡sicas, sequĂªncias numĂ©ricas. É importante enfatizar, tambĂ©m, que o dominĂ³ contribui com o exercĂ­cio do respeito aos adversĂ¡rios e do jogo em parceria. É necessĂ¡rio estar em sintonia com o/a parceiro/a de dupla".

JĂ¡ para PatrĂ­cia Keiko (Licenciada em EducaĂ§Ă£o FĂ­sica pela UCSal e especialista em DocĂªncia no Ensino Superior na ABEC/Faculdade Visconde de Cairu), tambĂ©m professora do CEPES, o jogo pode ser compreendido “enquanto um instrumento metodolĂ³gico que serve para desenvolver a capacidade de resoluĂ§Ă£o de situações - problema atravĂ©s do raciocĂ­nio lĂ³gico, tambĂ©m a concentraĂ§Ă£o dos alunos durante as aulas. AtravĂ©s da ludicidade do jogo, aumenta-se a motivaĂ§Ă£o dos alunos, as suas relações interpessoais e sua assiduidade e tempo de permanĂªncia na sala de aula.”

Para a doutora em gĂªnero pela UFBA e professora de HistĂ³ria do CEPES – Elizabete Rodrigues, a presença feminina no aludido torneio “pode ser pensada em termos de inclusĂ£o, uma vez que Ă© um jogo conhecido historicamente de homens, bem como perceber a participaĂ§Ă£o das meninas como uma mudança de comportamento em direĂ§Ă£o Ă  quebra das barreiras gendradas. TambĂ©m, um bom exercĂ­cio para o desenvolvimento da concentraĂ§Ă£o e o conhecimento de regras”.

HistĂ³ria do dominĂ³
Existem vĂ¡rias versões que tentam decifrar de onde veio o jogo, mas nenhuma delas atĂ© hoje pĂ´de ser confirmada. Acredita-se, porĂ©m, que ele tenha surgido na China, inventado por um soldado chamado Hung Ming, que teria vivido de 243 a 181 a.C. No Brasil, o jogo chegou com os portugueses no sĂ©culo XVI.

O nome dominĂ³ provavelmente deriva da expressĂ£o latina domino gratias, que significa “graças a Deus”, dita pelos padres europeus enquanto jogavam. Atualmente, o dominĂ³ Ă© jogado em quase todos os paĂ­ses do mundo, mas Ă© mais popular na AmĂ©rica Latina. Na China, ele deu tambĂ©m origem a outro jogo, mais complexo: o mah jong.

Objetivo do jogo
Para jogar dominĂ³ sĂ£o necessĂ¡rias 28 pedras retangulares. Cada pedra estĂ¡ dividida em 2 espaços iguales nos que aparece um nĂºmero de 0 atĂ© 6. As pedras abrangem todas as combinações possĂ­veis com estes nĂºmeros.

Pode-se jogar com 2, 3 ou 4 jogadores ou em duplas.
objetivo do jogo Ă© colocar todas as suas pedras na mesa antes dos adversĂ¡rios e marcar pontos. O jogador que ganha uma rodada, marca pontos segundo as pedras que foram colocadas pelos seus adversĂ¡rios.
A partida terminarĂ¡ quando um jogador ou dupla alcançar a quantidade de pontos indicada nas opções de mesa.

"Parabenizo a participaĂ§Ă£o de todos os alunos no Torneio de DominĂ³ do CEPES, com menĂ§Ă£o especial as duplas vencedoras. Agradeço o apoio dos colegas professores, da direĂ§Ă£o e funcionĂ¡rios do ColĂ©gio, alĂ©m do estagiĂ¡rio de EducaĂ§Ă£o FĂ­sica da FAMAM - Dino Valter. Por certo, atividades dessa envergadura, demonstram o compromisso da nossa escola com um processo ensino e aprendizagem inovador e prazeroso, envolvendo a ludicidade e aspectos pedagĂ³gicos teĂ³ricos”, enfatiza PatrĂ­cia Keiko, professora coordenadora do evento.

ReferĂªncias

Postar um comentĂ¡rio

1 ComentĂ¡rios

Unknown disse…
Excelente texto, Borges, como sempre professor,enaltecendo o CEPES com postagens brilhantes e significativas.Parabens a PatrĂ­cia Keiko pelo evento em homenagem aos nossos estudantes.