Professor Borges, apresenta artigo sobre a trajetória política do Vereador Leopoldo no Simpósio Nacional de História em Brasília





Hoje (28/07/2017), o professor Borges, apresentou no XXIX Simpósio Nacional de História, na cidade de Brasília, o artigo intitulado: O NEGRO NA POLÍTICA: A TRAJETÓRIA DO VEREADOR LEOPOLDO SILVÉRIO DA ROCHA – GOVERNADOR MANGABEIRA – BAHIA (1983-2000). O artigo foi elaborado como trabalho de conclusão da Especialização em História da África, da Cultura Afrobrasileira e Africana, oferecida pela UFRB, sendo a orientadora a professora Dra. Martha Rosa.

O artigo está dividido em três tópicos - Política: uma introdução; O Negro no Poder e a Trajetória Política do Vereador Leopoldo Silvério da Rocha, este último subdividido em áreas de atuação da educação, saúde, infraestrutura para o bairro do Portão e as relações políticas. As fontes utilizadas foram os livros de ata da Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira dos anos de 1983 a 2000, bem como, entrevistas realizadas com políticos e pessoas que conviveram com o Vereador Leopoldo da Rocha durante o período de sua vereança.

Leopoldo Silvério da Rocha, nasceu em 14 de fevereiro de 1945 na então Vila das Cabeças, atual município de Governador Mangabeira, foi pai de nove filhos. No ano de 1963 criou na localidade do Portão (Governador Mangabeira), o Terreiro Ilé Oyó Mese Alaketu Axé Ogum Onirê. Em 1982 foi eleito Vereador pela primeira vez, sendo reeleito nas eleições subsequentes (1988, 1992 e 1996). Concorreu mais duas vezes uma cadeira na Câmara Municipal, porém não obteve sucesso, ficando na suplência.

Faleceu no dia 14 de maio de 2006, em um trágico acidente na BR 101, juntamente com sua esposa Nanci Santos Leite e um sobrinho, logo após retornar de uma festa em um terreiro de Candomblé na cidade de Feira de Santana.

O XXIX Simpósio Nacional de História, organizado pela ANPUH – Associação Nacional de História, aconteceu entre os dias 24 a 28 de julho na Universidade de Brasília – UNB, sendo que o mencionado artigo foi apresentado no Simpósio Temático - História Política: conceitos, métodos e suas múltiplas experiências, coordenado pelo professor Américo Oscar Guichard Freire (FGV/CPDOC) e pela professora Carla Brandalise (UFRGS).


Luís Carlos Borges da Silva (professor Borges), é licenciado em História pela UEFS, especialista em História Regional pela UNEB, especialista em História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena pela FAMAM, atualmente leciona no Colégio Estadual Professor Edgard Santos – Governador Mangabeira e na Escola São Luís – Muritiba.

“Agradeço a todos e a todas que contribuíram para a elaboração desse artigo. A professora Martha Rosa pelas relevantes sugestões durante orientação, os familiares do senhor Leopoldo, em especial os seus filhos Lindomar e Leomar, aos funcionários da Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira, em especial a senhora Marizete Conceição, ao presidente da Câmara na época da pesquisa – Edgard Henrique de Oliveira e Oliveira, as pessoas entrevistadas, a minha esposa Mirian Flores de Jesus da Silva pelos incentivos e companhia durante o Simpósio, aos meus familiares pelo apoio de sempre e ao professor Cássio Alves pela contribuição na transcrição dos discursos do vereador Leopoldo e na elaboração do texto do artigo”, enfatizou o professor Borges.






Postar um comentário

2 Comentários

Unknown disse…
Merecida homenagem!!Valeu professor Borges Parabéns!!
Juvenal disse…
Parabéns Borges, pelo trabalho, compromisso e dedicação

Um abraço