SEPROMI ENCERRA CICLO DE PALESTRAS SOBRE A HISTÓRIA DO SAMBA NO BRASIL











Na última sexta-feira (18/11/2016), em uma atividade realizada pela noite no CEAG, nas turmas do EJA, com a coordenação da professora Sirley e do professor Cássio Alves, a SEPROMI encerrou o ciclo de palestras acerca da história do Samba no Brasil, uma vez que no dia 27 de agosto comemora-se o centenário desse ritmo afrobrasileira. Nesse mesmo dia do ano de 1916 foi registrado o primeiro samba no país, sendo o autor  Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga). Após a realização da palestra, aconteceu uma brilhante apresentação do grupo de samba de roda da localidade de Meio de Campo: Vai Quem Quer.
Além do CEAG, as palestras foram realizadas nas seguintes unidades de ensino: CEPAVP, Municipal de Quixabeira, João Alves, Centro Paroquial, Luiz Santos e Elza Souza. As palestras  foram bastante divertidas e contou com uma forte interação dos professores e professoras das escolas. Salientando que as mesmas foram desenvolvidas em alusão ao mês da consciência negra.
Vale ressaltar que o samba surgiu no Recôncavo Baiano no inicio do século XIX, sendo que o primeiro estilo foi o samba de roda, de onde se derivou outras formas que perduram até os dias atuais.
“Agradecemos a direção, coordenadores, professores, alunos e funcionários das escolas em que as palestras foram desenvolvidas, pois demonstraram interesse e valorização pela história do samba, compreendendo que a consciência negra pode ser expressa por diversas formas. Parabéns.", salientou professor Borges, secretário da SEPROMI.

Postar um comentário

1 Comentários

Juvenal disse…
Muito bacana. Parabéns Borges. Mais do que nunca precisamos de iniciativas e trabalhos como o que você desenvolve na SEPROMI de Manga beira

Grande abraço