sábado, 24 de novembro de 2012

Quem foi Mário Gusmão?

Ontem (23/11) a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, homenageou diversas personalidades nacionais e internacionais com o Prêmio Mário Gosmão. O evento fez parte do VI Fórum Internacional 20 de novembro, realizado em Cruz das Almas entre os dias 21 a 23 deste mês. Mas quem foi Mário Gusmão?
Mário Gusmão (Cachoeira, 1928-1996) foi um ator brasileiro.
Mário Gusmão nasceu no dia em que os terreiros baianos comemoram o grande orixá Ogum. Começou a vida como servente num presídio de Salvador. Mas a curiosidade pessoal e o estímulo da família fizeram com que se dedicasse aos estudos, atingindo os limites a que os jovens negros e pobres conseguiam chegar na época e indo mais além.
O Ator Mário Gusmão, é primeiro negro formado na Faculdade de Teatro da UFBA (Universidade Federal da Bahia). "Ë considerado precursor dos movimentos negros de Ilhéus e Itabuna pelos militantes destes municípios. Foi durante sua estada na região, na década de 80, que surgiram várias entidades importantes para a história de luta do movimento negro."
"Em 68 anos de vida (1928-1996) foi intensa a produção artística de Mários Gusmão: participou de dezenas de peças de teatro, de novelas e seriados da televisão brasileira; fez dezesseis filmes, além de inúmeros espetáculos de dança. Ganhou destaque no cinema com Glauber Rocha nos anos de maior efervescência cultural do país. Atuante no movimento negro apoiou a formação dos mais tradicionais blocos afros de Salvador. Já na década de 80, revelou artistas no interior. Mas morreu pobre, consumido pelo câncer, exilado na Avenida Peixe, no bairro da Liberdade, em 20 de novembro de 1996’’. Fonte: Wikipédia
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D