A África e a matemática: jogos de tabuleiro que têm origem africana.



Quem é que disse que não se pode aprender matemática brincando? Muitos jogos que estão atualmente em seu computador utilizam a matemática para ser produzidos ou exigem o raciocínio lógico para ser concluídos. Alguns deles foram inventados na África, há centenas, e até milhares, de anos.
Um exemplo de brinquedo que surgiu no Antigo Egito, há mais de 3000 anos, é o Tic-tac-toe, um jogo de tabuleiro em que o objetivo é ser o primeiro jogador a pôr três peças na mesma linha. Você o conhece como jogo da velha.
O Shisima, originado no Quênia (outro país da África), tem o mesmo objetivo do Tic-tac-toe. A palavra Shisima quer dizer “extensão de água” e o que o diferencia do jogo egípcio é que o tabuleiro tem o formato de um octógono.
Já no Zimbábue, esse brinquedo era chamado de Tsoro Yematatu, que significa “jogo de pedra jogado com três”. A diferença para os outros dois citados também está no tabuleiro, que nesse caso tem a forma de um triângulo isósceles.
Outro jogo muito popular da África chama-se Mankala, que significa “transferir”. Os Mankalas constituem uma família de jogos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas pedrinhas.
O site Ludomania apresenta vários jogos, entre eles a Mankala. Visite-o e veja se você descobre os conceitos matemáticos envolvidos. 
Fonte: www.portalpositivo.com.br

Postar um comentário

8 Comentários

Lauseli disse…
Muito bom!
Obrigada pela dica!

Professora Lauseli
Anônimo disse…
Muito boa as informações. Não conhecia esse jogo. Precisamos divulgar mais esse conhecimento e contribuição milenar dos nossos antepassados. Trabalho com jogos em sala de aula.
Professora: Odalícia
Anônimo disse…
Obrigado pela dica, será muito útil no meu trabalho da escola.
Anônimo disse…
valew era o que eu precisava para termina meu trabalho me ajudou muitoo
Anônimo disse…
valeu professor borges me ajudou muito no trabalho de escola.
Filipe Martins disse…
vale professor Borges faltava só isso pra eu colocar no meu trabalho.