Luiza Bairros toma posse no Ministério de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A nova ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, afirmou hoje (3) que é preciso potencializar as ações governamentais para consolidar a cidadania negra. Ao receber o cargo de Eloi Ferreira, ela afirmou que as áreas de educação, saúde e segurança são as prioridades da pasta."As taxas de homicídio entre os jovens negros têm crescido de forma assustadora", disse a ministra, lembrando que a presidenta Dilma Rousseff "recomendou expressamente" que se iniciasse um processo de diálogo com o Ministério da Justiça. "Qualquer coisa que seja um obstáculo para a sociedade deve ser uma preocupação para o governo”, afirmou. Para Luiza de Bairros, um dos grandes desafios da Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir) será incluir as demandas de grupos minoritários, como índios, ciganos, judeus e palestinos.
Filha de militar, Luiza nasceu em 1953, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Durante sua vida escolar, começou a se envolver com questões raciais e sempre mostrou interesse pela militância estudantil.Em 1979, mudou-se para Salvador depois de conhecer o Movimento Negro Unificado da Bahia. Começou, então, sua trajetória contra a discriminação racial. Participou da coordenação da pesquisa do Projeto Raça e Democracia nas Américas: Brasil e Estados Unidos, um projeto relevante contra a discriminação racial. Lecionou na Universidade Católica de Salvador e na Universidade Federal da Bahia e ajudou a coordenar diversos eventos a favor do combate ao racismo. A nova ministra é bacharel em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Sociologia pela Michigan State University.
Fonte: Correio da Bahia

Postar um comentário

1 Comentários

Agnaldo Neiva disse…
Parabéns pela reportagem. As nossas pautas políticas agora são assumidas por uma das mais eminentes militantes do Movimento Negro Brasileiro. Parabéns a todos e todas nós.