Festa de Santo Reis em Aldeia




Ontem (05/01) aconteceu a última novena da Festa de Santo Reis na localidade de Aldeia, municipio de Governador Mangabeira. A Igreja estava lotada, todos rezando e cantando acompanhados pela voz do cantor Deca dos Teclados. Após a novena o grupo as Pastorinhas de Cruz das Almas fez uma bonita apresentação do Presépio Cantando, logo em seguida se apresentarm em um trio elétrico alguns grupos músicas, como o cantor Flavio Santos, na Praça local, que recebeu um ótimo público. O vereador professor Borges esteve presente na festa representando a prefeita Domingas, junto com o mesmo estavam o radialista Paulino Cerqueira e o funcionário da Prefeitura Daniel. Hoje as 15 horas será celebrada a missa pelo Padre Gustavo.
"Parabéns ao povo de Aldeia por manter viva a tradição da festa de Santo Reis, que possui um significado histórico importantissimo para o nosso muncípio", afirmou o professor Borges.
ORIGEM DA FESTA DE REIS
A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil, passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.
No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

Postar um comentário

2 Comentários

Dias disse…
e pena gue a tadição acabou hoje é trio eletrico gue não tem nada avé com a festa , nos anos 60 eram 6 dias de festa.
Dias disse…
nos anos 60 tinha o tradiconal pregão todos montados com enfeites visitando todas casas,tinha terno do silencio pela madruga muito bonito , era Cruz, ou Bonfim de Feira.