Mais de 100 Jovens foram crismados hoje em Governador Mangabeira






Em uma missa celebrada pelo bispo Dom Gregório, juntamente com o padre Gustavo, mais de 100 jovens consumaram o sacramento da Crisma hoje na Igreja Católica Matriz de Governador Mangabeira. Foi um evento muito bonito, com uma valiosa pregação de Dom Gregório e com uma forte participação dos católicos mangabeirenses. O professor Borges e a Prefeita Domingas estiveram presentes no evento e parabenizam todos os crismando, acreditando que com esse sacramento possamos construir uma sociedade mais justa e fraterna, onde os príncipios cristãos estejam sempre presentes nas ações de cada ser humano.
O que é Crisma?
“Os apóstolos punham as mãos sobre eles e estes recebiam o Espírito Santo”(At 8,17).
Crisma é o segundo dos Sacramentos da Iniciação Cristã, que infunde ao batizado o Espírito Santo, assim como aos Apóstolos no dia de Pentecostes. O nome “crisma” vem da unção com óleo de Santa Crisma, que simboliza a impregnação pelo Espírito Santo. Esse sacramento é chamado também de Sacramento da Maturidade Cristã. O cristão, ao se crismar, confirma conscientemente o seu Batismo, a sua opção pelo Cristo e se compromete ser a sua testemunha no mundo. Ratifica as promessas batismais feitas pelos pais e padrinhos no dia do seu batismo.
A Confirmação é uma decisão pessoal e uma opção consciente de um cristão, que fortalecido pelos dons do Espírito Santo se torna capaz de cumprir a missão cristã com responsabilidade e coragem. É um sacramento muito importante na vida cristã e a sua prática se dá desde o início da Igreja (Cf. At 8,17; 19,6), o que sugere que foi ordenado pelo próprio Jesus Cristo.
O Espírito Santo que se recebe no sacramento da Crisma, vem não só para fortalecer uma pessoa na luta com as adversidades, mas também para santificar. Santifica a quem recebe-O e também quer santificar o mundo por meio do cristão crismado. Vem ajudar a viver o amor em família e na comunidade, conforme o mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros...”.
Os sete dons do Espírito Santo.
Os sete dons do Espírito Santo são: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade, Temor de Deus.
Sabedoria. Não é a sabedoria que se aprende nos livros, escolas e cursos (embora a inteligência seja um dom de Deus). A verdadeira sabedoria é o conhecimento de Deus. Sábio segundo o Espírito é aquele que conhece o amor de Deus e experimenta a sua bondade, praticando a justiça. O verdadeiro sábio é justo.
Entendimento. É o dom que as pessoas recebem para descobrir a vontade de Deus nas coisas grandes ou pequenas da vida.
Ciência. É o dom de distinguirmos o bem do mal. É ter o conhecimento da salvação que Deus nos oferece, dia-a-dia, em Jesus Cristo e no Espírito Santo.
Conselho. É o dom de orientar e ajudar quem precisa; é o dom de dialogar fraternalmente, em família e em comunidade, a fim de encontrar soluções melhores; é o dom de animar os desanimados; é o dom do otimismo da vida.
Fortaleza. É o dom de enfrentar as dificuldades, de vencer as tentações, de não desanimar. É o dom de assumir com alegria os deveres de pai, de animador de comunidade etc.
Piedade. É a mesma coisa que misericórdia, ou seja, entregar o coração a Deus e aos outros que precisam da gente. É a imitação de Cristo, manso e humilde de coração.
Temor de Deus. Não é ter medo de Deus; não é considerá-lo um castigador. É o respeito que devemos ter para com Ele. É ter a humildade de saber que nunca O amaremos suficientemente, como Ele merece.

Postar um comentário

0 Comentários