Escritores acreditam em convivĂȘncia do livro de papel com novas plataformas digitais

CoexistĂȘncia Ă© a expressĂŁo mais utilizada pelos autores que participam da oitava edição da Festa LiterĂĄria Internacional de Paraty (Flip), no Rio, ao comentar o futuro do livro em papel e das novas plataformas digitais que permitem a leitura eletrĂŽnica, como o e-book.
O inglĂȘs Peter Burke, autor de mais de 30 livros - entre eles A Fabricação do Rei, Uma HistĂłria Social do Conhecimento e, em parceria com sua mulher (Maria LĂșcia Pallares-Burke), a obra Repensando os TrĂłpicos: Um Retrato Intelectual de Gilberto Freyre -, acredita que o livro de papel ainda resiste por mais 30 anos, mas, em longo prazo, pode desaparecer como gĂȘnero literĂĄrio.
“Como tantas inovaçÔes, isso tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom Ă© a acessibilidade e o lado ruim Ă© a imaginação de crianças crescendo com a internet e lendo mais na tela que nos livros de papel. Eles vĂŁo ler de outro modo, diferente da minha geração. Para eles Ă© fĂĄcil ler rapidamente para achar informaçÔes, mas lendo tudo na tela Ă© muito difĂ­cil se entregar completamente Ă  literatura. Para ler jornais, tudo bem. Para ler livros pequenos nĂŁo hĂĄ grande problema. Mas, nĂŁo consigo ver alguĂ©m lendo na internet um livro como Guerra e Paz", afirmou Burke.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios