Educação moderna requer novas formas de avaliação

Na Escola Tiradentes, alunos do 1º ao 5º ano são avaliados por habilidades Modelo que resiste incólume desde o século XVI, a avaliação da aprendizagem por meio dos exames escolares – alvo de pesquisa desde a década de 30 – se impôs na atualidade como debate urgente no planejamento pedagógico das escolas, no entanto sem avanços práticos no Brasil.
Na rede baiana de ensino, que congrega 1.544 escolas (com 1,2 milhão de alunos), a meta de se adotar formas de avaliação que impliquem numa observação contínua, cumulativa e individual do aluno ao longo do ano letivo ainda não foi alcançada.
Conforme admite o superintendente de desenvolvimento da educação básica do estado, Nildon Pitombo, tais intenções, previstas na Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira, esbarram na dificuldade de se espalhar, por toda a rede, a formação técnica e pedagógica adequada aos cerca de 45 mil professores.
“Hoje a secretaria de educação recomenda que as escolas cuidem disso. Elas têm autonomia de organizar o seu currículo pedagógico”, pontua o gestor. Pitombo atribui o pouco avanço também à resistência cultural de professores, alunos e pais em não abrir mão da nota como critério de avaliação.
Para o pesquisador Cipriano Luckesi, que há cerca de 40 anos estuda o tema, a grande distorção deste modelo tem sido a de enxergar a prova como a própria aprendizagem. Ele pontua: “Os instrumentos de avaliação usados na escola são inadequados, mal elaborados, com pegadinhas, não permitem um verdadeiro diagnóstico da aprendizagem
”.
Fonte: A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários