Planejamento de estudos pode melhorar rendimento no Enem

Nas férias, o esforço continua. Nestas duas últimas semanas de julho, estude diariamente pelo menos três horas. Em agosto, setembro e outubro, além do colégio, também serão, no mínimo, três horas de segunda a sábado. Folga só no domingo.

Escolha duas matérias por dia - uma hora e meia para cada uma. É importante respeitar meia hora de intervalo para relaxar. O ideal é montar um plano, que não repita em casa a matéria estudada no colégio no mesmo dia. Exemplo: quando você tem aula de matemática de manhã, estude história à tarde.

Não se esqueça de acompanhar o noticiário. “As questões estão sempre relacionadas às coisas da atualidade, então é fundamental que o vestibulando esteja fazendo nisso na parte da noite, sábado ou domingo”, diz o coordenador de vestibular Renato Pellizzari.

Questões sobre língua estrangeira são a novidade da prova neste ano. O aluno decide: inglês ou espanhol. "Prova de língua estrangeira é uma prova de interpretação de texto. O aluno tem que ter maior domínio, maior conhecimento da língua, maior fluidez naquela língua. Se ele estudou mais tempo inglês, faz a prova de inglês. Claro, se o aluno não teve contato com língua estrangeira, procura espanhol, porque é uma língua mais próxima do português. Isso pode ajudá-lo a responder corretamente uma questão ou outra", explica Pellizzari.

Os estudantes também precisam programar o tempo livre. Segundo o coordenador, o vestibulando pode fazer tudo de tudo um pouco. Pode sair, pode namorar, pode jogar futebol, contanto que esteja dentro do planejamento.

Na reta final, na primeira semana de novembro, o ritmo de estudos em casa deve ser diminuído. O ideal é o aluno fazer uma revisão geral das matérias e tentar descansar. A concentração e equilíbrio emocional serão muito exigidos na hora da prova.

Postar um comentário

0 Comentários