SÉRIE CONTINENTE AFRICANO.


A parti de hoje nosso blog irá postar várias reportagens realcionadas ao continente africano, pois esta semana terá inicio a copa do mundo de futebol, que será realizada em um dos países desse continente: a África do Sul. Na primeira edição será publicado um texto falando da África de uma forma geral: economia, sociedade, cultura e política, nos outros dias, serão postados textos falando dos seis países africanos participantes da copa de 2010, na seguinte ordem: África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria. Não deixe de ler as reportagens desta série interessante. Esse é o veradeiro papel educativo de um blog.
Obrigado a todos e a todas (professor Borges).

O CONTINENTE AFRICANO

A África é um continente que abriga 50 países independentes, a população total é de aproximadamente 970 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados, possui uma imensa riqueza natural e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo.
No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, além de uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas.
Os africanos têm uma forte ligação com os brasileiros, pois no período colonial os escravos vieram nos navios negreiros para trabalhar na produção do açúcar e mais tarde no café, contribuindo assim, para a consolidação da cultura no Brasil.
Os países africanos possuem as piores taxas de mortalidade (13,5%), além de apresentar elevada taxa de natalidade (35,2%) e o maior crescimento vegetativo do mundo (2,17%), mostrando que a qualidade de vida da população é decadente. A fome e a AIDS são problemas que atingem a África quase que na totalidade. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, cerca de 150 milhões de africanos não ingerem a quantidade mínima de calorias diárias, e mais 23 milhões correm o risco de morrer de fome.
O Continente africano vive em pauta na mídia e, na maioria das vezes, por seus problemas sociais, econômicos, políticos, conflitos entre grupos separatistas, diversas doenças, entre outros aspectos negativos. No entanto, pouco se destaca sobre a pluralidade cultural que o povo desse continente apresenta, contribuindo com elementos culturais em várias outras nações do mundo, e fortemente ligados ao Brasil.
Em sua maioria, os africanos são tradicionalmente agricultores e pastores. A colonização européia aumentou a demanda externa de determinados produtos agrícolas e minerais. A nação mais industrializada do continente é a África do Sul, que alcançou relativa estabilidade política e desenvolvimento, possuindo sozinha 1/5 do PIB de toda a África. Porém, também já foram implantados notáveis centros industriais no Zimbábue, no Egito e na Argélia. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente.
As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças compostas por diferentes ritmos e instrumentos. O que ocorre, na verdade, é que na África tradicional a concepção de mundo é uma concepção de relação de forças naturais, sobrenaturais, humanas e cósmicas. Tudo que está presente para o Homem tem uma força relativa à força humana, que é o princípio da "força vital", ou do axé - expressão ioruba usada no Brasil. As árvores, as pedras, as montanhas, os astros e planetas, exercem influência sobre a Terra e a vida dos humanos, e vice-versa.
Fonte: www.brasilescola.com.r / sogeografia.com.br

Postar um comentário

0 Comentários