Série Continente Africano: país - ÁFRICA DO SUL

A República da África do Sul, está situado no extremo sul do continente africano e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico, tem como capitais as cidades de Pretória (cidade administrativa), Cidade do Cabo (Legislativa) e Bloemfontein / Mangaung (Judiciário). A nação abriga aproximadamente 50 milhões de pessoas, distribuídas em uma área de 1.221.037 km2. A população é composta por negros, que representam 70% da população; brancos descendentes de holandeses e ingleses, que respondem por 12%, euroafricanos, representam 13%; indianos, 3%; e outras etnias, 2%.
A economia sul-africana está ligada à prestação de serviços, indústria, além dos setores primários, como o extrativismo mineral (ferro, cobre, platina, diamante, ouro, urânaio, carvão mineral) e a produção agropecuária. Cidade do Cabo e Johannesburgo são os principais centros urbanos, e conseqüentemente promovem a concentração das indústrias, abrigando empresas que atuam nos setores de produção de veículos, locomotivas, incluindo ainda a metalurgia e a petroquímica.
O território da África do Sul, começou a ser habitado há mais de três mil anos pelos povos Khoisan. Os primeiros sinais da colonização moderna foram a partir de 1488, quando os portugueses inciaram a exploração da região da cidade do Cabo. Por volta de 1652 teve incio a dominação holandesa, já em 1795 acolonização inglesa. Essa dominação dos europeus se prolongou até a época imperialista. Em 31 de Maio de 1910 – aconteceu a independência da África do Sul, como União Sul-Africana, na forma de domínio do império britânico.
Em 1948 foi criado o apartheid, ou “separação” entre brancos e negros. Esta posição política nacional trouxe muitas leis novas. Os negros foram forçados a se sentar em bancos públicos separados, usar entradas de prédios diferentes e ter seus próprios banheiros públicos, também foi proibido casamentos entre negros e brancos. Os negros eram obrigados a carregar um passe permanentemente, impedindo-os de entrar nas cidades.
Nelson Mandela, se tornou a partir da década 60 o principal nome contra o apartheid. Em 1964, foi preso, julgado e condenado a prisão perpétua. Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Neste 26 anos, tornou-se o símbolo da luta anti-apartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.
Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul. Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.
Com todas as atenções voltadas para a África a partir do dia 11 de junho deste ano, com a abertura da primeira Copa do Mundo de Futebol a ser realizada no continente Africano, surge, portanto, a oportunidade de se conhecer melhor esse continente marcado por concepções preconceituosas, onde pouco se destaca as belezas naturais, a diversidade cultural, o potencial econômico, dando mais ênfase aos conflitos étnicos, à fome, à Aids, à miséria, entre outros aspectos negativos.
A realização da Copa do Mundo na África do Sul é uma prova de que alguns países africanos têm condições de organizar uma competição dessa magnitude. A Copa do Mundo de Futebol proporcionará momentos de alegria para a população local, além de promover o conhecimento de uma África do Sul pouco divulgada, em especial as riquezas naturais e uma rica e milenar cultura, que sabe valorizar o ser humano na sua essência e nas suas tradições.

Algumas frases de Nelson Mandela
- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."
- "Não há caminho fácil para a Liberdade."
- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."
- "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."

Fontes:wikipedia.com.br / vamosparaafricadosul.com.br / suapesquisa.com

Postar um comentário

0 Comentários