O que é vocação?

Com o texto vocação, o nosso blog vai oferecer aos jovens e estudantes de uma forma em geral, toda semana uma reflexão relacionada a escolha de uma profissão e como se preparar para os desafios dos vestibulares e do mercado de trabalho, bem como realizar algo que você possa ter sucesso economicamente e ao mesmo tempo ser feliz. Não perca toda semana em nosso blog, a série ESCOLHA PROFISSIONAL. (Professor Borges)
O que é Vocação?
Quem nunca ouviu alguém dizer: “Você tem que descobrir qual é a sua vocação!” ou “Siga a sua vocação e você será um profissional bem-sucedido!”? Pois é, a palavra vocação é muito utilizada nos discursos voltados a quem precisa escolher uma profissão, mas pouca gente sabe o que ela realmente significa.
Segundo o dicionário Aurélio, vocação significa “predestinação, chamamento, tendência, disposição, pendor”. Vocação seria, então, uma inclinação natural para algo, uma disposição que cada um de nós carrega dentro de si, que não pode ser criada ou desenvolvida, pois existe independentemente do nosso esforço e vontade.
Seguir a própria vocação significa genericamente fazer aquilo que pode gerar prazer, realização e satisfação pessoal. Assim, existem pessoas que possuem vocação para cuidar de outras ou para compreender as leis do universo, enquanto outras buscam espontaneamente lutar contra as desigualdades. No âmbito profissional, seria, acima de tudo, assumir o papel que se sente naturalmente impelido a exercer, buscando ser útil e produtivo dentro da sociedade em que se vive.
Além disso, o conceito de vocação possui uma importância ainda maior se pensarmos na sociedade como um todo. Sabemos que a motivação, a paixão e a disposição são essenciais para que qualquer trabalhador consiga dar o melhor de si, empenhando-se verdadeiramente nas tarefas que realiza — primeiro passo para se tornar um profissional competente e comprometido com os objetivos de sua carreira.
Infelizmente, em uma sociedade extremamente competitiva como a nossa, a pressão do mercado, a luta por boas colocações e ganhos estritamente materiais faz com que muitos se esqueçam de procurar por aquilo que realmente gostam, aumentando assim o número de profissionais insatisfeitos, desiludidos e, muitas vezes, incapazes de, por meio de seu ofício, contribuir com a melhoria da sociedade.
Assim, para quem está prestes a escolher uma carreira, deixo aqui um conselho: lembre-se de que tentar encontrar a própria vocação é parte do desenvolvimento de um projeto de vida profissional, mesmo que à primeira vista essa descoberta pareça uma tarefa difícil. Comece se perguntando: “O que eu gosto de fazer?”; “O que desperta a minha curiosidade?”; “Quais são as tarefas que consigo realizar com responsabilidade?”.

Postar um comentário

0 Comentários