Israel vai interceptar navio a caminho de Gaza, diz ministro.

JERUSALÉM (Reuters) - Israel vai impedir que um novo barco tente chegar à Faixa de Gaza, provavelmente no sábado, disse o chanceler Avigdor Lieberman nesta sexta-feira.
O país está sob fortes críticas internacionais devido à ação militar de segunda-feira, que resultou na morte de nove integrantes de uma frota naval que tentava chegar à Faixa de Gaza para entregar mantimentos, furando assim o bloqueio israelense ao território palestino governado pelo grupo islâmico Hamas.
Agora, uma embarcação irlandesa chamada Rachel Corrie --em homenagem a uma ativista norte-americana morta em 2003 na Faixa de Gaza-- prepara a mesma operação. Mas Lieberman disse que Israel manterá rigidamente o bloqueio.
"Vamos parar o barco, e também qualquer outro barco que tente ferir a soberania israelense. Não há chance de que o Rachel Corrie chegue à costa de Gaza", disse ele ao Canal 1 da TV local.
Um dos ativistas, o ex-secretário-geral-assistente da Organização das Nações Unidas (ONU), Denis Halliday, disse que o barco pretende chegar à região durante a noite desta sexta-feira, esperando o raiar do dia para se aproximar da costa.
Em Dublin, o ministro das Relações Exteriores irlandês, Micheal Martin, disse em comunicado que "aqueles a bordo do Rachel Corrie indicaram que estão prontos para aceitar uma inspeção de sua carga, antes de atracar em Gaza".
Lieberman afirmou que esteve em contato com Martin e disse: "Esclarecemos (...) aos irlandeses e aos demais que nenhum barco chegará a Gaza sem verificações de segurança, sem verificações de carga, sem saber ao certo (o que há a bordo)", acrescentou.
(Reportagem adicional de Andras Gergely, em Dublin)

Postar um comentário

0 Comentários