Continente Americano tem mais seleções nas oitavas do que o Europeu

Terminada a primeira fase da Copa, fica a constatação: o futebol europeu está mesmo decepcionando na África do Sul, com apenas seis países nas oitavas de final, e sete eliminados. Já no continente americano (do Sul, Central e do Norte), somente uma seleção fora do páreo, a fraca Honduras, que não chega a ser uma decepção - ninguém espera outra coisa dos hondurenhos mesmo.
Em compensação, os outros sete representantes continuam na Copa: os cinco sul-americanos (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, sendo os quatro primeiros como líderes dos seus grupos) e os outros dois da Concacaf (Estados Unidos, também primeiro, no grupo C, e México, segundo do A). Ou seja, mais seleções das Américas do que da Europa. Proporcionalmente, uma goleada: 87,5% de aproveitamento dos americanos, contra 46% dos europeus.
Para piorar a situação da Europa, todos os seus representantes nas oitavas jogarão entre si: Alemanha x Inglaterra, Holanda x Eslováquia e Espanha x Portugal. Por outro lado, isso já garante três europeus nas quartas. Como nessa fase eles não vão se cruzar, existe até a possibilidade de os três chegarem às semifinais, redimindo o mau começo do continente. Neste caso, pelo menos um deles já estaria na decisão. Ou seja, o mundo do futebol dá mesmo voltas, e a decepção de hoje pode queimar sua língua apenas duas semanas depois.
Fonte: oglobo

Postar um comentário

0 Comentários