Petrobras investe R$ 66 mi na duplicação de usina de Candeias

Com previsão de produção de 217,2 milhões de litros/ano e investimentos de R$ 66 milhões, a Petrobras iniciou as obras de duplicação da Usina de Biodiesel em Candeias. O volume de produção representa quatro vezes mais óleo do que foi produzido em dois anos de atividade da unidade baiana, considerada pela Petrobras como a mais produtiva das três instaladas no País – Quixadá (CE) e Montes Claros (MG) são as outras duas cidades brasileiras que possuem usina de biodiesel . Atualmente, 27.500 agricultores familiares fazem parte do programa de suprimento agrícola.
“Até 2011, a nossa expectativa é de contratação de 35 mil agricultores familiares”, assinalou, ontem, o presidente da Petrobras Biodiesel, Miguel Rosseto, que, ao lado do governador Jaques Wagner (PT) e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e da prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB), participou da cerimônia que marcou o início das obras de duplicação da usina, ontem, em Candeias, que atualmente produz 108,6 milhões de litros/ano. A Bahia é responsável pela produção de 56 milhões de litros dos 157 milhões produzidos nas três usinas brasileiras.
“A unidade de Candeias foi inaugurada em julho de 2008 com capacidade de produzir 57 milhões de litros/ano. Em novembro de 2009, a produção já aumentou em 90%, passando para os atuais 108,6 milhões de litros/ano”, assinalou Rosseto. “Com a duplicação, estaremos quadruplicando a produção na Bahia”, disse, ressaltando a privilegiada posição logística da usina de Candeias para o recebimento de insumos e distribuição de produtos. Rossetto destacou, ainda, o apoio tributário e fiscal do governo do estado. “Isso permite que 100% da matéria prima venha do território baiano, o que nos permite prever a ampliação, até o 3º trimestre deste ano, com 210 mil litros de biocombustível produzido.
Mão-de-obra - Com a conclusão das obras prevista para o quarto trimestre deste ano, a duplicação da Usina de Biodiesel gerará 185 postos de trabalho além dos 122 que possui atualmente. O governador destacou a capacidade de trabalho demonstrada para atender o suprimento de matéria-prima. “Superamos as expectativas e mostramos que não se supera crise com chororô ou reclamação, mas com projeto dinamismo e execução”, disse o governador, após o pronunciamento do presidente da Petrobras. “A usina de Candeias é exemplar para a Petrobras”, afirmou Gabrielli, que definiu o biodiesel como o combustível do futuro.

Postar um comentário

0 Comentários