ProUni Estudantes concorrem a partir deste sábado a 165 mil bolsas de estudos.

Estudantes que tenham alcançado 400 pontos na média das quatro provas e da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, e que tenham feito o ensino médio em escola pública podem concorrer a 165 mil bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições estarão abertas a partir deste sábado, 6, e vão se estender até quarta-feira, 10.

O ProUni oferece bolsas a estudantes de baixa renda em instituições particulares de educação superior. Neste semestre, 1.399 estabelecimentos de ensino aderiram ao programa.

De acordo com a secretária de educação superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, das 165 mil bolsas, 86 mil são integrais. O candidato a uma delas, além de ter cursado o ensino médio em escola pública ou, com bolsa integral, em escola particular, deve comprovar renda de até um salário mínimo e meio (R$ 765) por pessoa da família.

Para as 79 mil bolsas parciais, que garantem 50% da mensalidade, o estudante pode ter renda mínima mensal de até três salários mínimos (R$ 1.530) por pessoa da família.

Na avaliação de Maria Paula, o ProUni está consolidado e sua trajetória mostra que os estudantes selecionados sempre superaram a nota mínima exigida para o ingresso — este ano, a nota mínima é de 400 pontos. Hoje, segundo a secretária, 396 mil estudantes estão no ensino superior privado com bolsas do ProUni e 200 mil já se graduaram. Os quadros mostram ao evolução de ingresso, por unidade da Federação, de 2005 a 2009.

Prazos — As inscrições para o ProUni têm duas fases. A primeira, até o dia 10, terá o resultado divulgado no dia 13. A comprovação de dados e a matrícula na instituição de ensino serão feitas no período de 17 a 26 próximos. As inscrições da segunda fase estarão abertas em 4 de março e irão até o dia 7. O resultado vai ser divulgado no dia 10. A comprovação de dados e a matrícula, de 10 a 12.

Ionice Lorenzoni

Postar um comentário

0 Comentários