Bahia cria 14,4 mil vagas com carteira assinada e bate recorde

A temporada de novas vagas está aberta. Num resultado histórico para o mês de janeiro, o saldo entre contratações e demissões resultou na criação de 181 mil postos de trabalho formais no Brasil. A Bahia seguiu a tendência de crescimento e também bateu recorde: foram geradas 14.424 novas vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho.

O número surpreendeu as expectativas do ministério, que esperava a criação de cerca de 100 mil vagas no país em janeiro. Na Bahia, os números também foram recebidos com surpresa: “O surgimento de novas vagas era natural, tendo em vista a retomada da nossa economia. Mas tivemos um incremento bastante expressivo”, avalia o secretário de Trabalho do Estado, Nilton Vasconcelos. O Estado foi responsável por 78% das novas vagas do Nordeste.

O resultado foi impulsionado pela recuperação da economia brasileira frente à crise, calcado na retomada dos investimentos da indústria e da construção civil. No Brasil, destaque para a indústria de transformação, responsável por 38% dos novos postos de trabalho. Na Bahia, a construção civil foi o setor que impulsionou o crescimento no emprego, com 4.029 vagas.

O investimento público em obras de infraestrutura continua sendo o carro-chefe destas novas contratações. De acordo com o presidente do Sindicato da Industria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon), Carlos Alberto Vieira Lima, o setor imobiliário impulsionou as novas contratações com o início das obras do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida na Bahia. Em ritmo mais lento, os investimentos privados também têm crescido, com o lançamento de novos empreendimentos imobiliários.

Outros setores como o de serviços, indústria, agropecuária, comércio e mineração também registraram crescimento na geração de novos postos de trabalho. Os segmentos da administração pública e de serviços industriais de utilidade pública oscilaram negativamente.

A maioria das vagas estão concentradas na Região Metropolitana de Salvador. Somente na capital foram 5.031 novos empregos. No interior, destaque para Feira de Santana, Itapetinga e Vitória da Conquista.

Indústria - Concentrada em poucos setores e com forte dependência das exportações, a retomada da indústria segue num ritmo mais lento. Contudo, o saldo positivo de 2.418 novos empregos em janeiro mostra que a produção industrial ganha fôlego e deve seguir contratando.

O presidente da Federação das Indústrias do estado da Bahia, Victor Ventin, projeta uma recuperação plena da indústria baiana num horizonte de um ano e meio. “Evidentemente que ainda não é um resultado brilhante, mas mostra que estamos numa curva de crescimento”.

(Fonte: Jornal A Tarde)

Postar um comentário

0 Comentários