GOVERNADOR MANGABEIRA MARCA PRESENÇA NO ESTADO DO AMAZONAS




Um grande encontro aconteceu na cidade de MANAUS-AM entre os dias 07 e 10 de outubro. Neste encontro, denominado como CÚPULA AMAZÔNICA, estavam presentes diversas autoridades(Gestores Municipais) e seus representantes de todo territorio Nacional e Internacional.

O evento que foi promovido pela Confederação Nacional dos Municipios(CNM), a Associação Amazonense de Municipios(AAM) e a Prefeitura de Manaus, teve como principais objetivo, estimular debates em paineis temáticos para gerar debates e discussões em torno de diversos temas Ambientais e tendo como tema central a Inclusão da Amazônia nas Negociações de Mudanças Climaticas. Lá diversos paines tematicos relacionados ao Meio Ambiente foram discutidos e debatidos para que posteriormente fosse construido um documento chamado CARTA DE MANAUS.

Sempre atenta aos acontecimentos atuais e visto que esse evento foi de esfera mundial, a Prefeita do Municipio de Governador Mangabeira, Domingas Souza da Paixão, preocupada também com os problemas Ambientais que o mundo enfreta atualmente, encaminhou para esse evento de extrema importancia o seu Secretario Municipal de Meio Ambiente, Sr Derlan Queiroz.

"É importante esclarecer que mesmo com o nome de CUPULA AMAZONICA para contrução do documento CARTA DE MANAUS, esse evento não se limita simplesmente para os Estados e Países por onde é composto a FLORESTA AMAZÔNICA. Temos que visualizar isso de forma macro pois o Meio Ambiente é nosso e temos que está dentro das discussões para saber preservá-lo. O Mundo hoje , neste inicio do século XXI, está vivenciando diversas alterações na sua normalidade e isso é fruto das ações do homem com a natureza".relata o Secretario Derlan Queiroz.

Com a entrada em vigor da Convenção do Clima em 1994, representantes de países signatários da UNFCCC passaram a se reunir anualmente para discutir a sua implementação. Esses encontros são chamados de (COPs) - Conferencia das Partes. Em 1995 inicia a COP 1 que tem como meta a negociação para redução de emissões de gases de efeito estufa para os países do Anexo I, ouseja, paises desenvolvidos. De 1995 até hoje, foram realizadas 14 COPs e em dezembro de 2009, será realizada a COP 15 na Dinamarca, e é lá que será entregue a CARTA DE MANAUS para que seja incluida de fato a Floresta Amazonica nas discussões e negociações de Mudanças Climaticas que anteriormente no Protocolo de Quioto, a Floresta ficou de fora.

"Mesmo sabendo que as Algas são os principais responsaveis pela nossa sobrevivência atraves da oxigenação, a Floresta Amazônica é um Bioma muito importante para o controle e manutenção da biodiversidade. Por isso, é fundamental ter conciencia das nossas ações para garantir um futuro com um ambiente de ações sustentaveis. Podemos está em um colapso pois nos dois últimos anos, presenciamos diversos lugares com enchentes, outros com secas fortes, vulcões, tornados, furacões e no nosso minicipio a natureza também já está dando a resposta por que esse ano de 2009, deu inicio a uma fase que é atipica de nossa região por que estamos enfrentando uma seca que neste primeiro momento queremos chamar mais uma vez a atenção das pessoas sobre a importancia de se preservar o que temos de bom para nosso sobrevivencia por que se isso não acontecer, chegará um dia que poderemos procurar um passaro, uma árvore ou uma gota d'agua e não iremos encontrar." Comenta Queiroz

Postar um comentário

0 Comentários